Notícias



Problemas de segurança e trânsito preocupam moradores do Parque Alvorada e região

Presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), cobra melhorias e pede informações sobre as demandas à Prefeitura

842


Recentemente, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), se reuniu com o presidente da Associação dos Moradores dos Bairros Parque Alvorada e Vila Standard, Marcelo Cristiano. Durante o encontro, foram registradas diversas demandas dos residentes que fazem parte da associação. Por isso, o parlamentar encaminhou oito indicações à Prefeitura, solicitando diversas melhorias para a região, além de cobrar informações documentadas sobre os problemas apresentados via requerimentos.

 

São indicadas melhorias de segurança nos bairros Parque Alvorada e Vila Standard, devido a um aumento nos furtos, principalmente em residências, o que tem gerado grande preocupação entre os moradores. “O reforço na segurança pública é fundamental para garantir a tranquilidade da população local, inibindo a ação de criminosos e proporcionando um ambiente mais seguro para todos”, frisa Angeli.

 

Para a Rua Padre Manoel da Nóbrega, também no Parque Alvorada, são solicitadas melhorarias na sinalização e instalação de faixas de pedestres, além da construção de calçadas. Para o vereador, “a medida visa a proporcionar um trânsito mais organizado, prevenindo acidentes e facilitando a travessia dos pedestres, que, no momento, são obrigados a dividir o espaço com os veículos, colocando em risco a sua segurança”.

 

O parlamentar solicita ainda a pavimentação do acesso entre a Rua Padre Manoel da Nóbrega e a Rua Miguel Marasca, na Vila Standard. De acordo com moradores, a falta de asfalto entre as vias tem causado transtornos, especialmente devido ao tráfego de caminhões da Piracanjuba.

 

Além disso, Angeli indica a necessidade de instalação de uma academia ao ar livre na região. “A ausência dos aparelhos tem sido sentida pelos moradores, que precisam se deslocar até o bairro Melhado para praticar exercícios físicos. A instalação de uma academia ao ar livre proporcionaria um espaço adequado para a prática de atividades físicas, promovendo a saúde e o bem-estar da comunidade”, explica o vereador.

 

Durante a agenda, foi relatado o furto dos brinquedos do playground do Centro de Esportes e Lazer “Carlos Guilherme Eduardo Fischer”, localizado na Rua Raphael Grecco, no Jardim Mangiacapra. Angeli afirma que “a falta de equipamentos no parquinho deixou o local inutilizável, prejudicando o lazer e a diversão das crianças da região”. Por isso, o vereador cobra a reposição dos brinquedos.

 

O transporte urbano também foi discutido na agenda. Segundo moradores, os ônibus da Viação Paraty que operam na região estão com vidros travados e sem ar condicionado, causando desconforto aos passageiros, especialmente nos dias de calor. “É fundamental que a empresa realize as melhorias necessárias para garantir o conforto e o bem-estar dos usuários do transporte público”, justifica o parlamentar, ao indicar a solução do problema.

 

Solicitação de informações

Motivado pelas observações feitas durante a agenda, Angeli solicita informações sobre um terreno localizado em frente à Rua Padre Manoel da Nóbrega. Via requerimento, o vereador questiona qual é a situação legal atual do terreno e se a Prefeitura detém a posse da área; em caso afirmativo, Angeli quer saber quais medidas estão sendo tomadas para regularizar a situação e incorporar o terreno ao patrimônio municipal.

 

Além disso, o vereador pergunta se existe algum plano ou projeto em andamento para a utilização do terreno pela Prefeitura, visando a atender às necessidades da comunidade local e, em caso afirmativo, qual é a previsão para o início das obras ou implementação do projeto, e quais são os próximos passos a serem tomados para garantir que o espaço seja utilizado de forma adequada, evitando problemas futuros relacionados à posse do terreno. Angeli também solicita a relação de empresas ou entidades que já detiveram a posse do terreno ao longo do tempo e se a Prefeitura possui documentos que comprovam essa trajetória.

 

Pontilhão da Nestlé

O vereador também pede informações sobre o “pontilhão da Nestlé”, localizado na Rua Padre Manoel da Nóbrega, no Parque Alvorada, alegando que o dispositivo apresenta “sérias limitações para a passagem simultânea de veículos, permitindo apenas o tráfego em mão única e trazendo riscos de acidentes em função da restrição de espaço e da visibilidade no local, além de não possuir calçadas para a passagem de pedestres e sofrer alagamentos frequentes em dias de fortes chuvas”.

 

No documento, é questionado se existe algum estudo recente ou levantamento técnico sobre as condições do pontilhão; se a administração municipal tem planos para a sua remoção ou readequação; se já foi avaliada a possibilidade de utilizar o espaço para uma nova configuração viária que elimine o gargalo no trânsito e amplie a segurança para pedestres e motoristas e, em caso afirmativo, qual é o cronograma previsto para a realização dessas ações. Por fim, Angeli questiona quais intervenções emergenciais estão sendo planejadas ou executadas para amenizar os problemas de segurança, alagamento e visibilidade no local.

 

“É de extrema importância uma infraestrutura viária segura e funcional para a mobilidade de pedestres e motoristas no município de Araraquara. O pontilhão da Nestlé é uma estrutura cuja linha férrea superior está desativada há anos, perdendo sua finalidade original. Por isso, solicitamos esclarecimentos urgentes sobre quais medidas serão tomadas para solucionar os problemas apresentados”, conclui o vereador Rafael de Angeli.

 

Confira os documentos na íntegra: Indicações nº 1251, 1252, 1253, 1254, 1255, 1256, 1257 e 1258, todas de 2025. Requerimentos nº 384 e 422, ambos de 2025.


Publicado em: 21 de março de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural - 08/07

08 de julho de 2025

Música As Obscênicas é uma fanfarra debochada, feminina e feminista formada exclusivamente por mulheres. Com formação acústica, entre instrumentos de sopro e percussão, tocam uma mistura de jazz s...



Agenda Esportiva – 08/07

08 de julho de 2025

Vôlei feminino O vôlei feminino Sub-21 da Fundesport/Araraquara tem dois duelos pela Copa Regional da LRV (Liga Regional de Vôlei) antes de disputar os Jogos Regionais, na segunda quinzena de julh...



Abre e fecha: 9, 10 e 11

08 de julho de 2025

A Prefeitura fecha na quarta-feira (9), no feriado da Revolução Constitucionalista, e retoma o atendimento na segunda-feira (14). Vale lembrar que sexta-feira (11) é feriado municipal devido à come...



Obra de revitalização em estádio da Vila Xavier é alvo de questionamentos

08 de julho de 2025

Em requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Paulo Landim (PT) pede detalhes sobre a situação da obra de revitalização no Estádio Municipal “Adair Pavanelli”, conhecido popularmente como o...



Câmara promove Audiência Pública com o tema ‘Políticas culturais que apoiam músicos e cantores’

08 de julho de 2025

Uma Audiência Pública com o tema “Políticas culturais que apoiam músicos e cantores” será realizada na quarta-feira (14), às 18h30, no Plenário da Câmara. A propositura é de autoria do vice-preside...



Projeto quer instituir Declaração Municipal de Direitos de Liberdade Econômica em Araraquara

07 de julho de 2025

A Câmara Municipal de Araraquara analisa o Projeto de Lei Complementar nº 194/2025, apresentado pelos vereadores do Novo, Coronel Prado e Balda, que cria a Declaração Municipal de Direitos de Liber...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!