Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA
542
Vereadora Thainara Faria questionou a Prefeitura sobre a execução das propostas
Em 2017, foi instituída uma comissão de estudos para analisar a situação da pessoa com deficiência auditiva no município de Araraquara. O grupo foi composto por integrantes das secretarias de governo e pessoas da sociedade civil, na sua maioria mães de crianças e jovens portadores de necessidades especiais, e os trabalhos foram conduzidos pela Coordenadoria Executiva de Direitos Humanos.
No dia 19 de julho de 2018, foi oficialmente entregue ao prefeito Edinho Silva (PT) o texto final da proposta do Programa Municipal da Pessoa com Deficiência Auditiva, contendo propostas de atuação do governo em diversos eixos importantes, como saúde, educação, trabalho e renda, assistência social e esportes.
Para saber sobre o andamento do projeto, a vereadora Thainara Faria (PT) requereu ao Executivo informações acerca da efetivação e execução das propostas apresentadas pelo programa municipal para este ano.
Em nome da administração municipal, a secretária de Planejamento e Participação Popular, Maria José Scárdua, encaminhou respostas ao questionamento da parlamentar.
De acordo com a chefe da pasta, está sendo construída uma proposta especial para as pessoas com deficiência auditiva a partir dos seis eixos do programa, com o acúmulo das normativas municipais, estaduais e federais.
“Estamos elaborando uma campanha de educação para servidores e munícipes, com o intuito de cumprir com a acessibilidade e incentivar a contratação dessa população no mercado. A partir daí, implementaremos a Lei nº 8.778, de 31 de agosto de 2016, que instituiu a certificação Empresa Amiga do Surdo”, afirma a secretária, destacando que “a municipalidade está pensando a efetivação da política pública de pessoa com deficiência com a máxima eficiência”.
Para a parlamentar, “é imprescindível acompanhar a execução das demandas que levamos para a prefeitura, que é grande parceira do nosso mandato. Buscamos sempre levar ao conhecimento da população os resultados de nossas ações, pois é isso que esperam de nós”.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...
O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...
A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.