Publicado por: Foto: Freepik
1740
Segundo dados do Ministério da Saúde, o acidente vascular cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte e incapacidade no Brasil. Em 2022, o AVC foi responsável por 87.518 óbitos no país, o que equivale a uma média de 12 mortes por hora ou 307 vítimas fatais por dia, tornando-se a principal causa de morte no território nacional.
Diversos fatores de risco estão associados ao AVC, incluindo hipertensão arterial, diabetes mellitus, colesterol elevado, obesidade, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de álcool. A intervenção sobre esses fatores pode prevenir mais de 50% dos casos de AVC.
A adoção de medidas preventivas, como controle da pressão arterial, alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos, manutenção do peso corporal adequado e eliminação do tabagismo e do consumo excessivo de álcool, é fundamental para reduzir o risco de AVC e promover a saúde vascular e a qualidade de vida da população.
Por isso, o vereador Enfermeiro Delmiran (PL) apresentou o projeto de lei que institui o “Dia Municipal de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC)” em Araraquara, visando a conscientizar a população sobre a importância da prevenção, promover hábitos de vida saudáveis e reduzir a incidência dessa grave condição no município.
Segundo o parlamentar, a data escolhida, 29 de outubro, coincide com o Dia Mundial do AVC, reforçando a relevância global dessa iniciativa.
Após discussão e votação, além da participação do médico Ílan da Silva Rodrigues, credenciado pelo Instituto de Neurologia Araraquara Ltda, na Tribuna Popular, na última Sessão Ordinária, a proposta de Delmiran foi aprovada e agora segue para sanção do Executivo.
“O projeto é fundamental para a promoção da saúde pública e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de Araraquara”, avalia o vereador.
Sobre a data
O “Dia Municipal de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC)” tem como objetivos conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao AVC, destacando seus fatores de risco, sinais de alerta e medidas de prevenção; promover ações educativas, como palestras, seminários, campanhas informativas e atividades comunitárias que incentivem hábitos de vida saudáveis; e facilitar o acesso a informações sobre diagnóstico precoce e tratamentos disponíveis, visando à redução da incidência e mortalidade por AVC no município.
É válido destacar que os recursos necessários para atender às despesas com a execução da lei serão obtidos mediante parcerias com a iniciativa privada ou com instâncias governamentais, sem acarretar ônus para o Município.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Sessão Solene realizada na Câmara na noite desta quinta (4), o Colorado Futebol Clube recebeu Diploma de Reconhecimento Público. Dezenas de pessoas, entre atletas, ex-atletas, pais e responsá...
Araraquara possui 3.500 árvores aguardando poda ou retirada, em razão da falta de equipes suficientes para a realização desses serviços. As informações são do secretário municipal de Obras e Serviç...
O Polo de Ensino Municipal Superior de Araraquara (Pemsa) abriu inscrições, até a sexta-feira (12), para o curso gratuito de Pós-graduação Lato Sensu em Tecnologias Aplicadas à Educação. O curso of...
No sábado (6), acontecerá a 3ª edição do Natal Sem Fome. Com o lema “Doe alimentos e alimente esperanças”. A iniciativa, regulamentada pela Lei Municipal nº 10.724/23, busca arrecadar produtos não...
O trecho da Rua Vereador Mário Ananias, entre a Rua Fortunato Anselmo Plagiarini e a Rua Luiz Lavitola, no bairro Chácara Flora, será interditado, até o dia 19 de dezembro, para a execução de obras...
A segunda via do IPTU 2026 já está disponível no site da Prefeitura de Araraquara, permitindo que contribuintes emitam o documento de forma rápida e segura sem necessidade de deslocamento. Para ace...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.