Publicado por: Foto: Freepik
1724
Segundo dados do Ministério da Saúde, o acidente vascular cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte e incapacidade no Brasil. Em 2022, o AVC foi responsável por 87.518 óbitos no país, o que equivale a uma média de 12 mortes por hora ou 307 vítimas fatais por dia, tornando-se a principal causa de morte no território nacional.
Diversos fatores de risco estão associados ao AVC, incluindo hipertensão arterial, diabetes mellitus, colesterol elevado, obesidade, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de álcool. A intervenção sobre esses fatores pode prevenir mais de 50% dos casos de AVC.
A adoção de medidas preventivas, como controle da pressão arterial, alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos, manutenção do peso corporal adequado e eliminação do tabagismo e do consumo excessivo de álcool, é fundamental para reduzir o risco de AVC e promover a saúde vascular e a qualidade de vida da população.
Por isso, o vereador Enfermeiro Delmiran (PL) apresentou o projeto de lei que institui o “Dia Municipal de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC)” em Araraquara, visando a conscientizar a população sobre a importância da prevenção, promover hábitos de vida saudáveis e reduzir a incidência dessa grave condição no município.
Segundo o parlamentar, a data escolhida, 29 de outubro, coincide com o Dia Mundial do AVC, reforçando a relevância global dessa iniciativa.
Após discussão e votação, além da participação do médico Ílan da Silva Rodrigues, credenciado pelo Instituto de Neurologia Araraquara Ltda, na Tribuna Popular, na última Sessão Ordinária, a proposta de Delmiran foi aprovada e agora segue para sanção do Executivo.
“O projeto é fundamental para a promoção da saúde pública e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de Araraquara”, avalia o vereador.
Sobre a data
O “Dia Municipal de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC)” tem como objetivos conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao AVC, destacando seus fatores de risco, sinais de alerta e medidas de prevenção; promover ações educativas, como palestras, seminários, campanhas informativas e atividades comunitárias que incentivem hábitos de vida saudáveis; e facilitar o acesso a informações sobre diagnóstico precoce e tratamentos disponíveis, visando à redução da incidência e mortalidade por AVC no município.
É válido destacar que os recursos necessários para atender às despesas com a execução da lei serão obtidos mediante parcerias com a iniciativa privada ou com instâncias governamentais, sem acarretar ônus para o Município.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Indicação enviada à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB), solicita medidas urgentes de dedetização e controle de pragas no quiosque localizado ao lado da Unidade de Saúde da Família (...
Dois secretários da Prefeitura estarão na Câmara nesta quarta-feira (3), às 14h30, para prestar esclarecimentos em uma Sessão Extraordinária. Carlos Alberto Ferreira, da pasta de Meio Ambiente,...
A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (2), a 44ª Sessão Ordinária da atual legislatura. A Ordem do Dia conta com dez projetos que deverão ser discutidos e votados. Existe a possibilidade de...
A Procuradoria-Geral de Araraquara publicou um edital de transação destinado à regularização de débitos fiscais inscritos na dívida ativa e ainda não ajuizados. A medida oferece condições facilitad...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), pede manutenção ou aquisição de uma nova geladeira para a Unidade de Saúde da F...
O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), convida para a apresentação do Coro Encanto Teens e da solista Regina de Lourdes, sob a regência do maestro...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.