Notícias



Projeto aprovado destaca importância do Museu de Reminiscências Esportivas ‘Paschoal Gonçalves da Rocha’

Proposta do vereador Marcão da Saúde (MDB) busca valorizar o espaço inaugurado em 2015

Publicado por: Foto: Prefeitura de Araraquara

65


O Museu de Reminiscências Esportivas “Paschoal Gonçalves da Rocha”, localizado no Estádio da Fonte Luminosa, completou, em 25 de agosto, dez anos de atividades. O espaço, que reúne um vasto acervo do esporte araraquarense e nacional, foi inaugurado em 2015 para preservar a memória do historiador e torcedor símbolo da Ferroviária, Paschoal Gonçalves da Rocha, falecido em 2014.

 

O museu mantém em exposição milhares de fotos e objetos colecionados por Paschoal ao longo de 43 anos, contando a trajetória da Ferroviária, do esporte amador da cidade e até da Seleção Brasileira. Entre os destaques estão registros de modalidades como bocha, futebol de salão, futebol amador das décadas de 40 a 70, além de homenagens à imprensa esportiva local.

 

O espaço tornou-se referência cultural em Araraquara, abrigando mostras temáticas e celebrações comunitárias. Paschoal também ficou conhecido por organizar campeonatos em clubes da cidade e por promover, em 1985, o tradicional jogo entre padres e fotógrafos, tradição que completa 40 anos em 2025. “A paixão de Paschoal pelo esporte e pela Ferroviária ultrapassou as arquibancadas, tornando-se patrimônio cultural de Araraquara. Hoje, o museu que leva o seu nome é símbolo de inspiração, memória e identidade coletiva, mantendo viva a chama do desporto para as novas gerações. Mais do que um museu, o local é considerado símbolo da identidade esportiva araraquarense”, pontua o vereador Marcão da Saúde (MDB).

 

O parlamentar é irmão do homenageado e autor do Projeto de Lei, aprovado na Sessão Ordinária do dia 14 de outubro, que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara o “Dia de Fundação do Museu de Reminiscências Esportivas Paschoal Gonçalves da Rocha - 25 de agosto de 2015”, a ser celebrado anualmente.

 

A proposta enfatiza que os recursos necessários para atender as despesas com a execução da lei serão obtidos mediante parcerias com empresas de iniciativa privada ou governamental, sem acarretar ônus para o Município.

 

Durante a Sessão, os vereadores destacaram a importância de Paschoal para o esporte e a memória da cidade. Para Aluisio Boi (MDB), “Paschoal é uma figura que traz a lembrança de um amigo, de acolhedor, de uma pessoa do bem, uma pessoa que os seus filhos têm que honrar e entender que são poucas pessoas que deixam a sua biografia cravada em uma cidade. O Paschoal conseguiu sair das fronteiras do seu lar, dos seus amigos mais próximos. E até quem nunca falou com o Paschoal, que é um amante do esporte, da história, sabe da importância que ele teve”.

 

“É quase impossível você falar da história do esporte de Araraquara sem falar do Paschoal. Colocar no Calendário é muito justo, por tudo que ele fez para a nossa cidade, para o esporte amador; merece não só o nome do museu, mas também o nome no Calendário Oficial do nosso município”, afirmou Guilherme Bianco (PCdoB).

 

Marcão destacou que o museu em breve vai mudar para a Estação Ferroviária e contou algumas histórias de Paschoal. “Ele vendia rifa de camisas da Ferroviária. Ele ajudava dois jogadores da Ferroviária que estavam em situação muito crítica. Ele ajudava e comprava a camisa. Do dinheiro ficamos sabendo depois que morreu. Ele mandava lavar o túmulo do Bazani, do Clemente, do Tota e do Zé Alemão. Ele que pagava. No dia da morte, ele montou uma coroa de flores em cada túmulo deles.”


Publicado em: 15 de outubro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Conselho de Ética arquiva denúncia contra vereadora por infração ético-parlamentar

15 de outubro de 2025

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Araraquara deliberou, de forma unânime, pelo arquivamento da denúncia apresentada contra a vereadora Maria Paula (PT). A decisão cons...



Recapeamento é solicitado em pontos movimentados de avenidas de Araraquara

15 de outubro de 2025

O vereador Michel Kary (PL) apresentou três indicações ao Executivo, solicitando obras de recapeamento asfáltico em vias de grande circulação de Araraquara. Os pedidos, protocolados entre os dias 6...



Documento propõe fim de cobrança em sepulturas herdadas

15 de outubro de 2025

O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou Indicação para que a Prefeitura altere um trecho da Lei Complementar nº 971/2022, que trata da isenção da taxa cobrada quando uma sepultura é transferida...



Após Indicação, demarcações de distância da pista de caminhada do Botânico são refeitas

15 de outubro de 2025

A Prefeitura pintou novamente as demarcações de quilometragem na pista de caminhada do Parque do Botânico, após uma Indicação do vereador Dr. Lelo (Republicanos) solicitar a realização do serviço....



Alunos do Parlamento Jovem propõem instalação de gaiolas verdes em pontes e viadutos de Araraquara

15 de outubro de 2025

O vereador Balda (Novo) protocolou a Indicação nº 4744/2025, sugerindo à Prefeitura de Araraquara a realização de estudos técnicos para a instalação de estruturas de proteção acima do guarda-corpo...



Pagamento de passagens nos ônibus municipais via QR Code e Pix é sugerido à Prefeitura

15 de outubro de 2025

Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), sugere estudo para adicionar QR Code e pagamento via Pix nos ônibus circulares da...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!