Notícias



Projeto aprovado destaca importância do Museu de Reminiscências Esportivas ‘Paschoal Gonçalves da Rocha’

Proposta do vereador Marcão da Saúde (MDB) busca valorizar o espaço inaugurado em 2015

Publicado por: Foto: Prefeitura de Araraquara

510


O Museu de Reminiscências Esportivas “Paschoal Gonçalves da Rocha”, localizado no Estádio da Fonte Luminosa, completou, em 25 de agosto, dez anos de atividades. O espaço, que reúne um vasto acervo do esporte araraquarense e nacional, foi inaugurado em 2015 para preservar a memória do historiador e torcedor símbolo da Ferroviária, Paschoal Gonçalves da Rocha, falecido em 2014.

 

O museu mantém em exposição milhares de fotos e objetos colecionados por Paschoal ao longo de 43 anos, contando a trajetória da Ferroviária, do esporte amador da cidade e até da Seleção Brasileira. Entre os destaques estão registros de modalidades como bocha, futebol de salão, futebol amador das décadas de 40 a 70, além de homenagens à imprensa esportiva local.

 

O espaço tornou-se referência cultural em Araraquara, abrigando mostras temáticas e celebrações comunitárias. Paschoal também ficou conhecido por organizar campeonatos em clubes da cidade e por promover, em 1985, o tradicional jogo entre padres e fotógrafos, tradição que completa 40 anos em 2025. “A paixão de Paschoal pelo esporte e pela Ferroviária ultrapassou as arquibancadas, tornando-se patrimônio cultural de Araraquara. Hoje, o museu que leva o seu nome é símbolo de inspiração, memória e identidade coletiva, mantendo viva a chama do desporto para as novas gerações. Mais do que um museu, o local é considerado símbolo da identidade esportiva araraquarense”, pontua o vereador Marcão da Saúde (MDB).

 

O parlamentar é irmão do homenageado e autor do Projeto de Lei, aprovado na Sessão Ordinária do dia 14 de outubro, que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara o “Dia de Fundação do Museu de Reminiscências Esportivas Paschoal Gonçalves da Rocha - 25 de agosto de 2015”, a ser celebrado anualmente.

 

A proposta enfatiza que os recursos necessários para atender as despesas com a execução da lei serão obtidos mediante parcerias com empresas de iniciativa privada ou governamental, sem acarretar ônus para o Município.

 

Durante a Sessão, os vereadores destacaram a importância de Paschoal para o esporte e a memória da cidade. Para Aluisio Boi (MDB), “Paschoal é uma figura que traz a lembrança de um amigo, de acolhedor, de uma pessoa do bem, uma pessoa que os seus filhos têm que honrar e entender que são poucas pessoas que deixam a sua biografia cravada em uma cidade. O Paschoal conseguiu sair das fronteiras do seu lar, dos seus amigos mais próximos. E até quem nunca falou com o Paschoal, que é um amante do esporte, da história, sabe da importância que ele teve”.

 

“É quase impossível você falar da história do esporte de Araraquara sem falar do Paschoal. Colocar no Calendário é muito justo, por tudo que ele fez para a nossa cidade, para o esporte amador; merece não só o nome do museu, mas também o nome no Calendário Oficial do nosso município”, afirmou Guilherme Bianco (PCdoB).

 

Marcão destacou que o museu em breve vai mudar para a Estação Ferroviária e contou algumas histórias de Paschoal. “Ele vendia rifa de camisas da Ferroviária. Ele ajudava dois jogadores da Ferroviária que estavam em situação muito crítica. Ele ajudava e comprava a camisa. Do dinheiro ficamos sabendo depois que morreu. Ele mandava lavar o túmulo do Bazani, do Clemente, do Tota e do Zé Alemão. Ele que pagava. No dia da morte, ele montou uma coroa de flores em cada túmulo deles.”


Publicado em: 15 de outubro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Consciência Negra (20/11)

18 de novembro de 2025

Na quinta-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra e dos Orixás, Araraquara recebe a Marcha da Consciência Negra 2025, que neste ano traz o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do...



Atraso no pagamento de terceirizados da Prefeitura é questionado em Requerimento

18 de novembro de 2025

Recentes protestos de trabalhadores terceirizados da limpeza nas secretarias da Saúde e da Educação de Araraquara levaram o vereador Alcindo Sabino (PT) a fazer questionamentos sobre o contrato ass...



Daae tem mais de R$ 11,5 milhões a receber da Prefeitura  

18 de novembro de 2025

No final de setembro, as vereadoras Fabi Virgílio, Filipa Brunelli e Maria Paula, todas do PT, e os vereadores Alcindo Sabino e Paulo Landim, ambos do PT, e Guilherme Bianco (PCdoB), encaminharam u...



Frente Parlamentar dos Idosos apresenta demandas a Secretaria da Saúde

18 de novembro de 2025

Na quarta-feira (12), o Plenário da Câmara Municipal foi palco de mais uma reunião da Frente Parlamentar em Defesa e Garantia dos Direitos do Idosos, presidida pelo vereador Paulo Landim (PT). A pa...



Reforma do Ginásio da Pista está orçada em mais de R$ 1,7 milhão, afirma Prefeitura

18 de novembro de 2025

No final de setembro, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), requisitou à Prefeitura informações sobre projetos de melhorias no Ginásio de Esportes “Guilherme F...



Confira o que será votado na Sessão Ordinária desta terça-feira (18)

17 de novembro de 2025

A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (18), a partir das 15 horas, a 42ª Sessão Ordinária da atual legislatura. Inicialmente, seis projetos devem ser discutidos e votados, mas novos itens p...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!