Notícias



Projeto ‘Boa Praça’ volta a ser discutido em reunião no Daae

Vereadora Juliana Damus (Progressistas) levou ideia ao superintendente da autarquia

394


Desde 2008, a vereadora Juliana Damus (Progressistas) vem discutindo o projeto “Boa Praça”. Em 2016, a parlamentar foi procurada por estudantes de Administração Pública da Unesp para colaborar. Os principais objetivos da proposta são a reinserção dos idosos na comunidade, a elevação da autoestima e, consequentemente, a conservação de espaços públicos da cidade. No ano passado, ela levou a ideia ao superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) na época, que ficou de estudar a sugestão, mas nada aconteceu.

Buscando um avanço para o projeto, a parlamentar conversou na manhã da quarta-feira (27) com o atual superintendente da autarquia, Marcos Isidoro. Também participou da reunião o diretor administrativo-financeiro do Departamento, Ademir de Souza.

Souza lembrou o sucesso do projeto implantado em 2007 na cidade de Matão, que envolveu 60 idosos e 20 praças, mas que acabou abandonado pela atual administração do referido município. “As pessoas respeitam mais os idosos, e, para eles, é uma forma de complemento salarial.”

Isidoro garantiu que dará uma atenção à ideia. “Vamos estudar e ver como poderá ser implantado na cidade”, disse.

Juliana explicou que poderia ser feito um projeto piloto. “Começaríamos com umas 10 praças, pelo menos, para dar um andamento à proposta que promoveria uma inserção social entre os idosos envolvidos e também auxiliaria a Prefeitura e a autarquia, que é a responsável pela manutenção das praças. Já temos uma Ong que poderá atuar na realização do projeto.”

 

Critérios

Entre os requisitos para o ingresso no Programa estão: idade igual ou superior a 60 anos; residência próximo à praça onde serão desenvolvidas as atividades; e renda mensal inferior a três salários mínimos.

 

Desconto na conta de água

Juliana também aproveitou o encontro para levar a ideia de desconto na conta de água para quem está em tratamento contra o câncer, assim como já acontece com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A isenção poderia ser parcial ou total, dependendo do tamanho do imóvel. O benefício seria para a residência onde o dono ou um membro da família estivesse em tratamento contra a doença. A renovação seria feita anualmente, com comprovação de continuidade do tratamento. “Entendo que esse projeto ajudaria a melhorar a qualidade de vida, já que são muitos gastos envolvidos no tratamento”, argumentou a vereadora.

O superintendente afirmou que também analisará a questão, até para poder verificar se outras doenças poderiam ser incluídas.


Publicado em: 28 de junho de 2018

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Críticas a encerramento do ensino integral de escolas e mobilização por reversão marcam Audiência Pública

19 de novembro de 2025

  A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...



Programa ‘Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos’ é aprovado na Câmara

19 de novembro de 2025

Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...



Agenda Cultural – 19/11

19 de novembro de 2025

Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...



Agenda Esportiva – 19/11

19 de novembro de 2025

Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...



USF do Parque das Laranjeiras necessita de reforma emergencial

19 de novembro de 2025

Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...



Vereadores sugerem campanha municipal de conscientização sobre a ludopatia

19 de novembro de 2025

A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!