655
Nascido em Tanabi (SP) em 25 de setembro de 1950, o radialista Waldecir Mateus tinha quatro sonhos na vida: a família, a fotografia, o rádio e a aviação. Realizou todos eles. Sua paixão pelo rádio era tanta que aos 11 anos de idade começou como operador na Rádio Clube de Tanabi, enfrentando pela primeira vez o microfone aos 15 anos. Em Araraquara, foi o criador, no ano de 1998, do programa “Linha Aberta para o Céu”, transmitido pela rádio Morada. Na mesma rádio, apresentou o programa sertanejo “Boa Tarde Sertão”.
Mateus passará agora a dar nome à via pública da sede do município de Araraquara conhecida como Rua “B” do bairro Jardim Ipê Amarelo, com início na Avenida “03” e término na Avenida Capitão Manoel Joaquim Pinto de Arruda, abrangendo os bairros Jardim Ipê Amarelo e Jardim Ipê Rosa. A homenagem, sugerida pelo vereador Roger Mendes (Progressistas) por meio do Projeto de Lei nº 425/2019, foi aprovada durante a 151ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araraquara, realizada na tarde de terça-feira (28). A proposta ainda passará por sanção do prefeito Edinho Silva (PT).
“Waldecir se destacou pelo seu trabalho, conduta pessoal e espírito público, tendo contribuído para o progresso e o engrandecimento do município”, justifica o parlamentar.
Waldecir Mateus
O radialista faleceu em Araraquara no dia 28 de janeiro de 2019, deixando viúva Clarice Ramos Mateus, com quem se casou em 1974, o filho Adriano Carlos, casado com Fernanda, e as netas Lara e Valentina, além da filha “postiça” Adriana, casada com Davi e mãe de Ana Laura.
Era filho de Francisco Mateus e de Maria Luiza Mateus, irmã de Odair, Francisco, Valcir, Darci, Adenir, Lucila Terezinha e Nadir.
Em Tanabi, frequentou as escolas “Ganot Chateaubriand”, Primária Anexa e estadual “Padre Fidelis”. Em Araraquara deu continuidade aos estudos no EEBA, mas precisou parar, pois estava difícil conciliar o Tiro de Guerra, trabalho e estudo, que concluiu anos mais tarde.
Ainda na cidade de Tanabi, chegou a ser engraxate. Em Araraquara, trabalhou na empresa de ferragens de construção que pertencia a um primo, onde se tornou meio oficial.
Foi vendedor na Eletro Tamoio e, posteriormente, na Eletroradiobraz, mais tarde Jumbo Eletro, quando esta inaugurou na cidade. Trabalhou como segurança na Usina Tamoio e depois como fotógrafo social, registrando casamentos e todo tipo de evento durante 37 anos, tendo vários trabalhos publicados em diversos jornais.
Também teve suas incursões pelo mundo político. Foi candidato a vereador por duas vezes, sendo que em uma delas acabou ficando como suplente. Atuou como assessor do vereador Adilson Vital.
Apaixonado pela aviação, fundou o Clube de Voo Araraquara (CVA), do qual era um dos membros.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Mesmo após recentes mudanças viárias e na sinalização de trânsito, acidentes continuam sendo registrados no cruzamento da Rua Dr. Gennaro Granata com o Rodoanel Norte-Oeste Dr. Otávio Arruda Camarg...
Até essa sexta-feira (19) ficará interditado o trecho da Rua Vereador Mário Ananias, entre as ruas Fortunato Anselmo Plagiarini e Luiz Lavitola, na Chácara Flora, para a execução de obras de infrae...
A feira de empreendedores Aqa Criativa será atração neste domingo (21), na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, na região central de Araraquara, das 17h às 22h. Realizado pelo coletivo Aqa C...
Neste sábado (20), acontecerá a Feira “Tô em Casa”, no Parque Infantil, das 10h às 19h, com programação gratuita. O evento convida o público ao passeio e ao contato com a criatividade local, reunin...
Nesta quarta-feira (17) e quinta-feira (18), a unidade móvel da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) estará em Araraquara, das 9 às 18 horas, oferecendo plantão de atendimentos...
O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.