Notícias



Reclamações sobre a coleta de lixo doméstico em Araraquara geram questionamentos

Vereador Alcindo Sabino (PT) pediu à Prefeitura informações sobre a situação atual do serviço

Publicado por: Foto: Freepik

938


Em documento enviado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) requisitou informações sobre a situação atual do serviço de coleta de lixo doméstico em Araraquara.

 

No documento, o parlamentar considerou frequentes reclamações da população sobre atrasos e falhas na execução do serviço, que têm provocado acúmulo de lixo nas calçadas, mau cheiro e riscos à saúde pública, como a proliferação de insetos, roedores e doenças.

 

De acordo com Alcindo, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) emitiu uma nota, no dia 16 de abril de 2025, informando que a empresa contratada para a execução do serviço vem apresentando problemas.

 

“Embora todas as obrigações financeiras estejam sendo devidamente cumpridas pela autarquia, também foi informado que a Prefeitura passou a auxiliar a coleta com a inclusão de um caminhão próprio, podendo ampliar essa atuação conforme a necessidade”, pontua Alcindo.

 

O vereador pergunta sobre o valor total gasto até o momento pela Prefeitura com o auxílio à coleta de lixo, incluindo combustível, pessoal e manutenção dos veículos utilizados. “Esses valores estão sendo ou serão descontados dos pagamentos à empresa contratada, uma vez que ela não está cumprindo integralmente suas obrigações contratuais?”, questiona.

 

Ele também quer saber se a empresa responsável pela coleta foi notificada ou multada em razão dos problemas recorrentes no serviço. “Em caso positivo, quais foram as medidas aplicadas e valores? Existe algum estudo técnico ou parecer jurídico que justifique a decisão da Prefeitura de intervir com recursos próprios no serviço ainda sob responsabilidade do Daae e da empresa contratada?”, acrescenta.

 

Por fim, o vereador também pergunta se há previsão de melhoria no serviço antes do início da concessão, marcada para o dia 2 de junho de 2025.


Publicado em: 30 de maio de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova lei para priorizar espécies nativas na arborização da cidade

31 de julho de 2025

Em segundo turno de discussão e votação, a Câmara de Araraquara aprovou por unanimidade, em Sessão Extraordinária nesta quinta-feira (31), um projeto de lei complementar que altera o Código de Arbo...



Prazo para implantação da hora-aula de 50 minutos na Educação Infantil é questionado

31 de julho de 2025

A fim de garantir mais transparência na gestão da educação pública e o respeito aos direitos dos educadores da rede, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) encaminhou à Prefeitura de Araraquara...



Oficinas Culturais - 31/07

31 de julho de 2025

As oficinas culturais estarão com inscrições abertas para o segundo semestre de 2025, entre os dias 15 e 24 de agosto. Há oficinas no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, CEU das Artes, Quilomb...



Férias (31/07)

31 de julho de 2025

O Circuito Cultural de Férias - programa com oficinas artísticas realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart - segue com atividades gratuitas até o dia 1º de agosto. As oficinas oferec...



PAT (31/07)

31 de julho de 2025

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com diversas vagas abertas, com oportunidades para auxiliar de laminador (10 vagas), montador para produção de blocos de concreto (10)...



Concerto Grátis

31 de julho de 2025

Na próxima quinta-feira (7), às 19h, no Palacete das Rosas, acontece o concerto “NoTas que Contam”, com a Orquestra Jovem de Araraquara. Com entrada gratuita e distribuição de convites uma hora ant...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!