Notícias



Reforma do Estádio Municipal é fruto de contrapartida privada

Mais informações constam em resposta da Prefeitura ao Requerimento nº 1050/2025, apresentado pelo vereador Coronel Prado (Novo)

Publicado por: Foto: Reprodução Google Street View

619


Para fiscalizar a legalidade da obra do Estádio Municipal Dr. Cândido de Barros, o “Campo da Atlética”, localizado na Vila Xavier, o vereador Coronel Prado (Novo) enviou o Requerimento nº 1050/2025 à Prefeitura, solicitando esclarecimentos sobre a reforma, já que, segundo o parlamentar, não havia edital publicado nem informações detalhadas disponíveis no Portal da Transparência.

 

Em resposta, a Administração informou que a reforma não está sendo realizada com recursos públicos e não passou por licitação. A intervenção é resultado de uma contrapartida firmada com a empresa CRAP & BADF Construções SPE Ltda., prevista no contrato nº 02/2023, como substituição à obrigação da empresa de doar uma área institucional ao Município, exigida por lei no processo de aprovação do loteamento fechado “Residencial Monte Lupo”.

 

De acordo com o contrato, a empresa ficou responsável por executar obras de interesse público, avaliadas em R$ 3 milhões, valor correspondente à área que deveria ser doada. Entre os serviços previstos, estão a recuperação do gramado, instalação de sistema de drenagem e irrigação, construção de vestiários, arquibancada para 300 pessoas, reforma dos alambrados e melhorias na área externa do campo. A obra deveria ser concluída em até 180 dias após a aprovação do loteamento.

 

No entanto, a Prefeitura informou que os trabalhos começaram antes da entrega e análise dos projetos técnicos exigidos. Por esse motivo, os serviços foram interrompidos até que a documentação esteja completa e aprovada pelas secretarias responsáveis. A empresa foi notificada a apresentar os documentos complementares, mas, segundo a Prefeitura, o processo está atrasado por demora da própria empresa. A Administração reforçou que nenhuma despesa foi feita com dinheiro público e que, por se tratar de um acordo firmado em contrato, não há repasses ou pagamentos a serem registrados.

 

O contrato estabelece ainda que a Prefeitura acompanhará e fiscalizará toda a execução da obra, e que a empresa só ficará dispensada de doar a área ao Município após a entrega completa do serviço, com aprovação final da Secretaria de Obras. Caso a obra não seja concluída dentro do prazo, a empresa será obrigada a cumprir a exigência original, doando a área equivalente ao poder público, e poderá ser multada.

 

Além da reforma do estádio, o vereador também pediu fiscalização em outros espaços esportivos, como o Estádio Municipal Dr. Luiz Bento Palamone (campo do ACCO), o campo do Jardim Iguatemi e a área de lazer do Jardim América. A resposta da Prefeitura não abordou diretamente esses locais.


Publicado em: 04 de agosto de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento propõe a ampliação do uso de painéis publicitários em vias públicas

14 de novembro de 2025

Com o objetivo de aumentar arrecadação sem elevar impostos no município, o vereador Coronel Prado (Novo) solicita à Prefeitura, por meio da Indicação nº 5170/2025, a ampliação do uso de painéis pub...



Documento pede regularização de abastecimento de medicamento na rede municipal de saúde

14 de novembro de 2025

Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Marcelinho (Progressistas) pede providências urgentes para a regularização do abastecimento do medicamento Flavonid 450/50 mg (diosmina 450 mg + he...



Falta de iluminação impede uso de área de lazer no Selmi Dei

14 de novembro de 2025

Problemas na iluminação e na manutenção dos postes instalados na Área de Lazer “Olivério Bazzani Filho” motivaram o vereador Paulo Landim (PT) a enviar ao Executivo uma Indicação sugerindo reparos...



Documento pede informações sobre taxas aplicadas pela Vigilância Sanitária

14 de novembro de 2025

Em Requerimento enviado recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações sobre as taxas de poder de polícia sanitária aplicadas pela Vigilância Sanitária.   No docum...



Agenda Cultural – 14/11/2025

14 de novembro de 2025

Música A banda araraquarense “Blues da Lata” apresenta um repertório que vai desde os grandes nomes do blues, como B.B. King, às releituras de clássicos da música popular brasileira. Nesta sexta-f...



Agenda Esportiva – 14/11/2025

14 de novembro de 2025

Futebol de base Pelo segundo jogo das semifinais do Campeonato Paulista Sub-15, a Ferroviária enfrenta o Palmeiras na Arena Barueri no sábado (15), às 10 horas. Na primeira partida, na Fonte Lumin...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!