Publicado por: Foto: Freepik
1999
Ao considerar a importância do programa “Educa Mais” para o município, a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminhou à Prefeitura, na segunda-feira (17), um Requerimento, solicitando informações sobre a manutenção e possível ampliação da iniciativa.
Para Fabi, o “Educa Mais Araraquara” busca oferecer respostas educativas coerentes e efetivas para assegurar os direitos de aprendizagem a todas e todos os estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA da rede municipal de ensino.
“A criação do programa levou em conta a observância aos impactos educacionais impostos aos nossos estudantes em decorrência da pandemia da Covid-19. Para garantir a superação desse déficit de aprendizagem, o programa tem projetos com foco na leitura e no reforço escolar à aprendizagem de língua portuguesa e de matemática, seguindo as orientações do Conselho Nacional de Educação e da Secretaria Municipal de Educação”, justificou a parlamentar.
Ela acrescentou que o “Educa Mais” é composto por 5 projetos: Mais Leitura Mais Leitor, Foco na Alfabetização, Reforço e Recuperação das Aprendizagens, Ensino no Nível Certo e Lição de Casa e que o programa vem ao encontro das dificuldades que o país enfrenta para superar o grande déficit de aprendizagem em decorrência da pandemia.
A vereadora pediu a Prefeitura informações a respeito:
1- Como a Secretaria de Educação está se organizando para a manutenção e possível ampliação do Programa Educa Mais?
2- Serão mantidos os 5 projetos que integram o programa? Se sim, como serão implementados neste ano? Se não, quais os motivos que fundamentaram a decisão?
3- Qual o cronograma de ação pensado para o ano de 2025?
4- Há outros informes sobre o programa que entendam ser importantes a compartilhar?
'Educa Mais Araraquara'
Lançado em 21 de dezembro de 2021, o programa "Educa Mais Araraquara" é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, voltada à rede municipal de ensino. A proposta abrange a educação infantil, o ensino fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com um conjunto de ações voltadas à melhoria da qualidade da aprendizagem e à superação das dificuldades educacionais intensificadas pela pandemia.
Entre as medidas do programa, estão aulas aos sábados; contratação de professores para intensificar a alfabetização, incluindo a de adultos; recuperação da aprendizagem em turnos estendidos; ampliação do letramento literário e incentivo à formação de leitores; estímulo ao estudo e à pesquisa em casa; fortalecimento da parceria entre escola e família; e formação continuada para educadores da educação infantil, ensino fundamental e EJA.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música Com uma proposta que reflete as vivências e experiências dos seus integrantes, a banda Fenícia apresenta canções autorais de trabalhos anteriores e seu novo EP “Meu Bem”, comemorando duas d...
Seletiva vôlei masculino A Fundesport realiza no sábado (21), às 14 horas, seletiva para formação da equipe de vôlei masculino – categoria infanto. Podem participar atletas nascidos nos anos de 20...
Uma Sessão Solene realizada nesta quinta-feira (19) marcou a entrega do Diploma de Reconhecimento Público à Associação dos Ciclistas do Morada do Sol MTB. Dezenas de integrantes da entidade compare...
Músicos, grupos e artistas com CNPJ ou MEI sediados no município podem participar das inscrições para o chamamento público de propostas artísticas para os projetos “Choro das Águas” e “Circuito Cul...
Estão abertas as inscrições para as Oficinas Culturais Municipais 2026 em Araraquara, com cerca de 4 mil vagas gratuitas para crianças, jovens e adultos. O programa, promovido pela Secretaria Munic...
Os cursos gratuitos de idiomas oferecidos pelos Centros de Estudos de Línguas (CELs) nas cidades de Araraquara, Américo Brasiliense, Matão e São Carlos estão com matrículas abertas. As oportunidade...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.