Publicado por: Foto: Freepik
1072
Ao considerar a importância do programa “Educa Mais” para o município, a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminhou à Prefeitura, na segunda-feira (17), um Requerimento, solicitando informações sobre a manutenção e possível ampliação da iniciativa.
Para Fabi, o “Educa Mais Araraquara” busca oferecer respostas educativas coerentes e efetivas para assegurar os direitos de aprendizagem a todas e todos os estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA da rede municipal de ensino.
“A criação do programa levou em conta a observância aos impactos educacionais impostos aos nossos estudantes em decorrência da pandemia da Covid-19. Para garantir a superação desse déficit de aprendizagem, o programa tem projetos com foco na leitura e no reforço escolar à aprendizagem de língua portuguesa e de matemática, seguindo as orientações do Conselho Nacional de Educação e da Secretaria Municipal de Educação”, justificou a parlamentar.
Ela acrescentou que o “Educa Mais” é composto por 5 projetos: Mais Leitura Mais Leitor, Foco na Alfabetização, Reforço e Recuperação das Aprendizagens, Ensino no Nível Certo e Lição de Casa e que o programa vem ao encontro das dificuldades que o país enfrenta para superar o grande déficit de aprendizagem em decorrência da pandemia.
A vereadora pediu a Prefeitura informações a respeito:
1- Como a Secretaria de Educação está se organizando para a manutenção e possível ampliação do Programa Educa Mais?
2- Serão mantidos os 5 projetos que integram o programa? Se sim, como serão implementados neste ano? Se não, quais os motivos que fundamentaram a decisão?
3- Qual o cronograma de ação pensado para o ano de 2025?
4- Há outros informes sobre o programa que entendam ser importantes a compartilhar?
'Educa Mais Araraquara'
Lançado em 21 de dezembro de 2021, o programa "Educa Mais Araraquara" é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, voltada à rede municipal de ensino. A proposta abrange a educação infantil, o ensino fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com um conjunto de ações voltadas à melhoria da qualidade da aprendizagem e à superação das dificuldades educacionais intensificadas pela pandemia.
Entre as medidas do programa, estão aulas aos sábados; contratação de professores para intensificar a alfabetização, incluindo a de adultos; recuperação da aprendizagem em turnos estendidos; ampliação do letramento literário e incentivo à formação de leitores; estímulo ao estudo e à pesquisa em casa; fortalecimento da parceria entre escola e família; e formação continuada para educadores da educação infantil, ensino fundamental e EJA.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Na 33ª Sessão Ordinária, realizada na tarde de terça-feira (16), um veto e 10 projetos foram discutidos e aprovados pela Câmara de Araraquara. Com um voto favorável, oito contrários e sete abst...
A criação de políticas públicas para promoção de melhorias na qualidade de vida da população idosa foi o tema da Audiência Pública que aconteceu no Plenário da Câmara na tarde de segunda-feira (15)...
Os vereadores apresentaram dez emendas ao Plano Plurianual (PPA) do Município de Araraquara para o período de 2026 a 2029. O prazo para que os legisladores sugerissem modificações terminou na últim...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara oferece 16 vagas para diversas áreas, incluindo auxiliar administrativo PCD (1), faxineira para padaria (1), inspetor de qualidade para equ...
As atividades da FliSolzinha dessa semana acontecem na Biblioteca Municipal e no Sesc. Destinada às crianças da rede pública municipal, a iniciativa busca aproximar crianças e livros e faz parte da...
O Procon-SP, em parceria com a Anatel, iniciou um monitoramento de 90 dias para identificar a origem das ligações abusivas de telemarketing. Ao final do período de 90 dias de monitoramento, o Proco...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.