1377
Araraquara possui o Programa Territórios em Rede, que consiste em um projeto de desenvolvimento territorial, com foco na articulação e fortalecimento da Rede Intersetorial de Proteção Social.
Recentemente, a vereadora Fabi Virgílio (PT) protocolou o Requerimento n° 50/2023, solicitando informações a respeito da saúde bucal oferecida pelo programa em questão.
A parlamentar afirma que o programa é atuante em seis territórios prioritários, de acordo com os índices de vulnerabilidade social. São eles: Jardim Cruzeiro do Sul, Jardim São Rafael, Parque Cecap/Parque Residencial Iguatemi (Oitis), Parque das Hortências, Parque São Paulo e Valle Verde.
Fabi acredita que esse projeto é capaz de fortalecer equipamentos públicos locais, ampliar o diálogo e garantir o funcionamento da Proteção Social na prestação de serviços integrados. “Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde bucal é importantíssima, pois o seu comprometimento pode prejudicar outros órgãos e suas funções, trazendo doenças sérias. A Rede de Atenção à Saúde Bucal faz parte da Atenção Primária à Saúde (APS), que se configura como porta de entrada da população ao Sistema Único de Saúde (SUS)”, aponta.
Frente a essas considerações, a vereadora busca saber qual o modelo de saúde bucal implementado pelo Programa e se está funcionando. Também questiona se há ações de cunho pedagógico que visam à prevenção de doenças bucais.
Fabi também pergunta ao setor responsável se a assistência e os atendimentos são prestados à população continuamente e qual o número de profissionais alocados para a área de saúde bucal.
“Existe a participação das universidades, em especial dos cursos de Odontologia, nas atividades e serviços prestados à população-alvo?”, quer saber.
Por fim, a parlamentar questiona quantos e quais procedimentos foram realizados nesses territórios prioritários da cidade nos últimos seis meses, quantas pessoas foram atendidas e qual a faixa etária.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O Projeto de Lei que cria oficialmente a Patrulha Maria da Penha em Araraquara foi aprovado pelos vereadores na Sessão Ordinária realizada na última terça-feira (09). A proposta é de autoria do Exe...
Em Sessão Solene realizada na noite de quarta-feira (10), a Câmara Municipal entregou o Título de Cidadão Araraquarense ao comunicador Alceu Patrício de Almeida Santos. A homenagem foi propo...
O prazo de inscrições para o concurso público do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) começa na segunda-feira (15) e segue até 16 de janeiro de 2026. Ao todo, são 11 cargos,...
A tradicional Corrida de Santo Onofrezinho será realizada no domingo (21), às 9 horas, no Ginásio da Pista “Armando Garlippe”. O evento é destinado a crianças e jovens de 4 a 17 anos e contará com...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.