3053
O Brasil ocupa o 2º lugar entre países da América e Caribe em gravidez de adolescentes. Em média, são 66 bebês que nascem da barriga de mil meninas entre 14 e 19 anos, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
De acordo com dados apresentados pelo Ministério da Saúde, reunidos pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), foram mais de 19 mil nascidos vivos por ano de mães com idade entre 10 a 14 anos no ano de 2021.
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a adolescência vai de 10 a 19 anos, e as consequências emocionais são mais intensas quando a gravidez ocorre até os 14 anos.
“A gravidez precoce pode elevar o risco de morte da mãe e do bebê, acarretando ainda riscos de prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclampsia, depressão pós-parto”, colocou a vereadora Fabi Virgílio (PT) em requerimento encaminhado à Prefeitura no qual pediu informações sobre o número de gestações na adolescência em Araraquara e territorialidade atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos últimos seis meses.
No documento, a parlamentar perguntou sobre o número de grávidas dos 10 aos 14 anos e dos 15 aos 19 anos de idade acompanhadas pela rede municipal de saúde e os bairros das unidades de saúde nas quais elas foram ou são atendidas.
Em resposta, a coordenadora executiva de Atenção Básica, Talitha Martins, informou que o Município atendeu, no referido período, 7 gestantes entre 10 e 14 anos de idade, sendo 3 na Unidade de Saúde da Família (USF) do Parque São Paulo, 1 no Centro Municipal de Saúde (CMS) do Selmi Dei IV, 1 na USF do Adalberto Roxo, 1 na USF do Maria Luiza e 1 na USF do Santa Lúcia II Em relação aos bairros, foram 3 do Parque São Paulo, 1 do Selmi Dei IV, 1 do Adalberto Roxo I, 1 do Maria Luiza IV e 1 do Tamoio.
Já as gestantes entre 15 e 19 anos somaram 149. Os principais atendimentos ocorreram na USF do Valle Verde (25), CMS do Selmi Dei IV (11), USF do Iedda (10), USF do Hortências (9), USF do Vale do Sol (9), CMS do Iguatemi (8) e USF do Victório de Santi (7). Os bairros principais das gestantes são Valle Verde (15), Selmi Dei (10), Victório de Santi (4), Roxo I (3), Victório de Santi II (3), Vale do Sol (2) e Vila Suconasa (2). A lista completa pode ser conferida no documento de resposta.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre o não pagamento devido das obrigações patronais relativas ao Instituto Nacional do Seguro Social...
A inclusão de Araraquara no Ramal Centro Paulista, uma das rotas do Caminho da Fé, foi sugerida pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), em Indicação enviada à Prefeitur...
Museu Ferroviário O Museu Ferroviário “Francisco Aureliano de Araújo” promove, nesta sexta-feira (5), uma noite com feira de artesanato, praça de alimentação e música ao vivo com Fernanda Trouble...
Futebol feminino Pela Copinha Feminina Sub-20, as Guerreirinhas Grenás enfrentam no sábado (6), às 15 horas, o Internacional-RS, no Estádio “Nicolau Alayon”, na capital paulista. As meninas estão...
O acordo também institui o Observatório Brasil Saúde e Apostas Eletrônicas, canal permanente de troca de dados entre as pastas para identificar padrões de vício e articular apoio por meio do Sistem...
Os ministérios da Saúde e da Fazenda anunciaram a criação de uma plataforma de autoexclusão, que entrará em funcionamento na quarta-feira (10). A ferramenta permitirá que apostadores solicitem o bl...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.