Notícias



Secretaria e fundação esclarecem Plano Municipal para esporte e lazer

Vereador João Clemente (PSDB) encaminhou diversas indagações via requerimento

908


Entendendo o Plano Municipal de Políticas Públicas para o Esporte e o Lazer como um instrumento altamente relevante para a sociedade araraquarense, o vereador João Clemente (PSDB) apresentou o Requerimento nº 654/2021 à Prefeitura, no dia 16 de julho, solicitando diversas informações sobre o referido Plano Municipal.

 

“Se o esporte salva vidas e contribui para a própria formação do cidadão, o lazer pode ser um ‘plus’, um adicional na qualidade de vida do nosso povo”, reforçava o parlamentar no documento.

 

Em resposta, o coordenador executivo de Esportes, Lazer e Alto Rendimento, Edio Lopes, e a presidenta da Fundação de Amparo ao Esporte (Fundesport), Roseli Gustavo, informaram que o programa "Adote um Atleta" contempla 305 atletas distribuídos em 41 modalidades. “O planejamento para cada modalidade ocorre no início de cada exercício; portanto, para este ano de 2021 não há possibilidades de expansão de modalidades contempladas.”

 

Eles esclarecem que os projetos para a modalidade de handebol são destinados para as crianças e adolescentes com idade entre 6 a 16 anos, por meio do projeto Escolinhas de Esportes. Após 18 meses de paralisação, as atividades dos Projetos Escolinhas de Esportes e Saúde na Praça foram retomadas no dia 17 de agosto. “Temos também uma parceria com o Sesi, nas categorias júnior e juvenil, para a prática de handebol. Durante o mês de agosto, as equipes de competições das categorias feminina e masculina competiram nos principais campeonatos de handebol do Estado de São Paula (Paulista, Brasileiro e LHF). Essas equipes são as principais inspiradoras das crianças e jovens que estão iniciando a prática esportiva.”

 

Lopes e Roseli explicam que os bairros da cidade são atendidos por meio do projeto Escolinhas de Esportes, voltado ao público com idade entre 6 a 16 anos, e pelo projeto Saúde na Praça, destinado a faixa etária a partir dos 17 anos.

 

Sobre Mountain Bike, eles pontuam que, diante da exclusão da categoria do calendário de competições da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ), ocorrida no ano de 2020, ela não está disponível no quadro das categorias de alto rendimento da Secretaria. “O Motocross, por se tratar de uma modalidade com particularidades diferentes, sendo um esporte de alto custo (moto, combustível, manutenção etc.), temos jovens e promissores atletas treinando em pistas particulares. No entanto, são atendidos por meio do fornecimento de alimentação e pagamento das despesas e inscrições durante as competições.”

 

Já as academias ao ar livre, segundo eles, não possuem profissionais de Educação Física e também não há programação para contratação.

 

Nos documentos enviados foram disponibilizados os protocolos para retomada das aulas presenciais e as programações dos projetos “Escolinhas de Esportes” e “Saúde na Praça”.


Publicado em: 02 de setembro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento cobra medidas para reduzir impacto de novo residencial em rede de saúde e educação

16 de dezembro de 2025

Por meio do Requerimento nº 2250/2025, enviado à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) questiona se existe planejamento para implantação de unidades de saúde, educação, cultura ou segurança pú...



Após troca de aparelho, Prefeitura diz que problemas com raio-X nas UPAs foram resolvidos

16 de dezembro de 2025

Em resposta a um requerimento de autoria do vereador João Clemente (Progressistas), a Prefeitura afirma que novos problemas relacionados com a quebra de aparelhos de raio-X não devem ocorrer na red...



Manutenção e troca de lâmpadas da iluminação pública são alvo de questionamentos

16 de dezembro de 2025

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita informações sobre a execução do serviço de manutenção e troca de lâmpadas da iluminação pública em Araraquara....



Câmara vota abertura de crédito de R$ 2 milhões para Saúde em Sessão Extraordinária nesta quinta-feira (17)

16 de dezembro de 2025

  A Câmara Municipal realiza, nesta quinta-feira (17), às 15h15, a 16ª Sessão Extraordinária da atual legislatura. Na pauta, consta apenas uma proposta.   De autoria da Prefeitura, o Projeto de...



Moradores pedem reforço em fiscalização de ambulantes no Jardim Adalberto Roxo

16 de dezembro de 2025

A intensificação da fiscalização de vendedores ambulantes ao longo da Avenida Pablo Picasso, no Jardim Adalberto Roxo, motivou o vereador Aluisio Boi (MDB) a encaminhar a Indicação nº 5636/2025 à P...



Adequações no trânsito do Jardim do Bosque são solicitadas à Prefeitura

16 de dezembro de 2025

Dois pedidos para melhorias no trânsito do Jardim do Bosque foram enviados à Prefeitura pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Rafael de Angeli (Republicanos).   As sugestões foram ouvid...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!