702
No mês de fevereiro, a vereadora Fabi Virgílio (PT) protocolou o Requerimento n° 98/2023, solicitando informações a respeito do relatório dos impactos ambientais gerados por eventos climáticos em Araraquara.
Em resposta, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade afirma que, de acordo com o Plano de Contingência – Operação Chuvas de Verão, elaborado pela Defesa Civil Municipal na fase de resposta a desastres, são realizadas vistorias de árvores que oferecem riscos, assim como de áreas de risco próximas a sistemas fluviais, e são elaborados relatórios sobre os danos ambientais constatados.
“O Relatório dos Impactos Ambientais Gerados por Evento Climático Extremo no Mês de Dezembro de 2022 em Araraquara tem o objetivo de atender à referida atribuição do Plano, não havendo a pretensão de mitigar os danos observados”, completa.
O setor informa que não há um Projeto Executivo de Minimização dos Danos causados pela catástrofe de dezembro do ano passado. “Porém, há nesta secretaria ações isoladas voltadas à prevenção, minimização de risco e à não criação de novas áreas de risco”.
Entre essas ações está a criação de uma Câmara Técnica de Redução de Risco de Desastres e a elaboração de um Plano Municipal de Cidade Resiliente, que também foi fruto de indicação, ambos com o objetivo de definir prioridades relacionadas à prevenção de processos erosivos e inundações, bem como buscar financiamento das obras prioritárias. “Com a resposta dada pelo Executivo, estaremos reunindo os representantes do Município para dar celeridade ao Plano porque a nossa cidade tem de estar preparada para as mudanças climáticas e os adventos que delas decorrem”, fala a vereadora.
Além destes, há um projeto de lei para a criação de um Cinturão Verde englobando a borda e a encosta da bacia hidrográfica do Córrego Anhumas, visando a evitar a criação de novas áreas de risco e a garantir a manutenção da biodiversidade local.
Por fim, a Secretaria acrescenta que é feito o levantamento de áreas prioritárias em zona rural para implementar ações preventivas de controle de erosão hídrica.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Na tarde de quarta-feira (07), os integrantes da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Educação, vereadores Balda (Novo), Cristiano da Silva (PL), Guilherme Bianco (PCdoB) e Maria Paula (PT) s...
A Câmara Municipal de Araraquara manifesta profundo pesar pelo falecimento de Fernando César Câmara, carinhosamente conhecido como Galo, ocorrido nesta quarta-feira, 7 de maio de 2025. Nascido em...
Uma Audiência Pública realizada na Câmara abordou a necessidade de criação de uma política municipal para a promoção do uso racional de medicamentos. O evento foi realizado na tarde de segunda-feir...
O ciclismo da Fundesport obteve quatro títulos e dois vices, além de outras boas posições na Prova Primeiro de Maio e no Campeonato Paulista de Estrada, disputados entre os dias 1º e 3 de maio, em...
O Plenário da Câmara Municipal elegeu na tarde desta terça-feira (6) o vereador Michel Kary (PL) para o cargo de vice-presidente da Casa para o restante do biênio 2025-2026. Houve quatro candida...
As inscrições para o vestibular da Fatec (2º semestre de 2025) seguem abertas até 6 de junho. O valor da taxa de inscrição é R$ 50. A Fatec de Araraquara disponibiliza 200 vagas em cinco cursos sup...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.