364
Reunido com autoridades municipais na Secretaria da Saúde de Araraquara, o vereador Roger Mendes (PP) articulou, na quarta-feira (15), caminhos para o diagnóstico e tratamento do autismo na rede básica de saúde, além da programação da Semana de Conscientização dos Autistas e seus espectros.
“O projeto de lei da Semana foi aprovado em 2012 e é importante que a semana aconteça para que a população tenha conhecimento da causa”, ressaltou o parlamentar.
O cronograma da Semana, que será no início de abril, prevê a iluminação de prédios públicos com luzes azuis - cor símbolo do autismo, uma caminhada de conscientização, palestras e distribuição de panfletos informativos.
“A cada 50 crianças, uma nasce com autismo. A demanda do município é enorme. Só na nossa associação, já são 60 diagnosticadas em um período de seis meses”, declarou Karina Maia, presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Araraquara (Ampara), durante a conversa organizada por Mendes.
Pensando nessa demanda, a secretária municipal da Saúde, Eliana Honain; a assessora especial de Políticas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura, Eliza Santos; a secretária de Planejamento e Participação Popular, Juliana Picoli Agatte; o coordenador de atenção especializada, Edson Filho; e o Gerente de Reabilitação, Luiz Armando Garlippe, discutiram a formação e as primeiras ações para a criação de um Centro de Referência do Autista.
“Essa reunião foi muito proveitosa, pois decidimos os primeiros passos rumo à criação do Centro de Referência e outras medidas que serão de extrema importância para a comunidade autista. Lembrando que o prefeito Edinho está colaborando com a referida causa”, finalizou Mendes.
Visita aos setores da Secretaria da Saúde
Aproveitando a agenda, Mendes visitou os diversos setores da Secretaria e conversou com alguns servidores, colocando seu mandato à disposição da área da Saúde.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...
Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...
Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...
Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...
A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.