Notícias



Vereador reúne moradores e autoridades no Jardim Santa Terezinha

Objetivo foi discutir ações integradas para segurança no local

591


Na noite da quarta-feira (26), o vereador Elias Chediek (PMDB) reuniu os moradores do Jardim Santa Terezinha e autoridades de segurança da cidade para discutir ações integradas de segurança para o local, que sofre com a presença de moradores de rua usuários de drogas.

 

Compareceram o pároco da Paróquia Santa Terezinha, Padre Walace Augusto Tomazini; o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani; o secretário de Segurança Pública, Coronel José Antonio Spera; o coordenador do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Carlos de Abreu; o delegado de Polícia Arnaldo Davoglio; o 1º tenente PM Alan Fernandes Gouveia; o coordenador da Guarda Municipal, Marcos Roberto da Silva; o coordenador da Defesa Civil de Araraquara, Edson Adalberto Alves; além de cerca de 50 moradores do bairro.

 

Na ocasião, os moradores relataram a falta de segurança no local, principalmente na praça, que vive tomada por usuários de drogas e ameaçam as pessoas, pedindo dinheiro para sustentar o vício. Um morador relatou que já pediu várias vezes uma melhoria na iluminação pública e a presença de uma viatura de polícia, mas não foi atendido, criticando a mudança do telefone de emergência da Polícia Militar ter sido transferido para Ribeirão Preto.

 

Abreu explicou que a segurança pública não pode ser garantida somente com a ação das polícias, mas com o comprometimento e engajamento de toda a comunidade, por meio de denúncias anônimas e ações educativas. “É um erro achar que somente com a presença de polícia a criminalidade diminui. Na verdade é preciso que haja uma ação integrada entre todos”, disse.

 

Porsani relatou parte do trabalho que desenvolve em sua pasta no sentido de recuperação de drogados e moradores de rua, e disse que nos próximos dias vai levar até a Secretaria Estadual de Segurança Pública um pedido para que o atendimento de emergências policiais volte para Araraquara. Ele também se comprometeu a contatar a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer para tentar trazer alguma atividade a ser desenvolvida na Praça.

 

O 1º Tenente PM Alan explicou que o patrulhamento é orientado a partir de demandas, ou seja, as viaturas circulam nos lugares onde existem denúncias. Assim, a participação da comunidade é fundamental no sentido de delatar ações ou indivíduos que ameaçam os moradores.

 

O delegado Davoglio corroborou o que disse o policial militar, explicando que a polícia trabalha principalmente com informações, pois é preciso que se saiba o que acontece nos lugares para se investigar e planejar ações de repressão.

 

No final, Chediek sugeriu a criação de uma Associação de Moradores para que se reúnam e discutam propostas de ações concretas no sentido de resolver, não só o problema de segurança no bairro, mas que desenvolvam atividades que levem os moradores a ocupar a praça e afastar os maus elementos.

 

O coronel Spera propôs a nomeação de Edson Adalberto Alves como representante, uma vez que ele reside no local.

 

Chediek também disse que vai provocar uma audiência pública na Câmara Municipal para debater o problema crescente da falta de segurança e tráfico de drogas em Araraquara. “Se não houver envolvimento do Poder Público nesta questão em breve perderemos a batalha contra as drogas em nossa cidade”, finalizou.

 

Assessoria de gabinete do vereador Elias Chediek (PMDB)


Publicado em: 28 de março de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Programa de ensino musical em escolas municipais é aprovado na Câmara

28 de janeiro de 2026

    A criação do “Programa Mais Música nas Escolas”, voltado para o ensino da teoria e prática musical nas unidades da rede pública municipal, foi autorizada durante a Sessão Ordinária realizada...



Vereadores criam Câmara Técnica para estudar viabilidade de piso salarial de agentes de educação

28 de janeiro de 2026

  Os vereadores de Araraquara aprovaram, na Sessão Ordinária de terça-feira (27), a criação de uma Câmara Técnica com o objetivo de estudar a viabilidade e propor medidas para implantação do piso...



Projeto que autoriza mesas e cadeiras de bares e restaurantes em praças públicas é aprovado na Câmara

28 de janeiro de 2026

  Na tarde de terça-feira, o Plenário da Câmara autorizou, em segundo turno, o Projeto de Lei Complementar nº 14/2025, permitindo que estabelecimentos comerciais coloquem mesas e cadeiras em praça...



Frente parlamentar dos idosos pede continuidade de projeto social, esportivo e cultural na região Norte

28 de janeiro de 2026

  A Frente Parlamentar em Defesa e Garantia dos Direitos dos Idosos protocolou duas Indicações solicitando que a Prefeitura dê continuidade a um projeto social, esportivo e cultural desenvolvido n...



Oficinas culturais (Até 4/02)

28 de janeiro de 2026

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundart – Fundação de Arte e Cultura de Araraquara, abriu chamamento público para a contratação de projetos no formato d...



Curso Senai (Até 30/01)

28 de janeiro de 2026

A Prefeitura de Araraquara, em parceria com o Senai, abriu inscrições para o curso gratuito de Aperfeiçoamento Profissional em Técnicas para Elevação de Alvenaria sem Função Estrutural, voltado à q...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!