571
“No trânsito, quando o pedestre está em jogo, o respeito entra em campo” é o tema do 16° Concurso sobre Segurança e Educação no Trânsito de Araraquara (Consetrans). O lançamento do projeto aconteceu na manhã de quinta-feira (29), no Centro Internacional de Convenções “Dr. Nelson Barbieri”, e contou com a presença de autoridades, agentes educacionais e alunos.
A competência abrange oito modalidades, nas categorias individual ou duplas, divididas entre cartazes, pintura e colagem, poesia e redação, maquete, música, história em quadrinhos, fotografia e artes plásticas. As unidades escolares do município podem participar através de professores e alunos, integrantes da educação infantil, ensinos fundamental e médio das redes municipais, estaduais e particulares, além das instituições para pessoas com deficiência. O prazo de entrega dos trabalhos vai de 27 a 31 de agosto e o anúncio dos vencedores acontecerá no dia 11 de setembro.
O coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, afirmou que o concurso já faz parte da programação da cidade. “Já são 16 anos deste trabalho educacional extremamente importante”, disse. Além disso, Carneiro ressaltou a redução de óbitos no trânsito da cidade em 2017, caindo de 30 para 14, uma queda de 53%.
Os secretários municipais Coronel João Alberto Nogueira Júnior (Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública) e Clélia Mara Santos (Educação) destacaram que essas ações pertinentes ao trânsito poderiam acontecer nacionalmente, pois incentivam a prática de cidadania e o respeito entre os cidadãos.
A vereadora Thainara Faria (PT), representando a Câmara Municipal, interagiu com os alunos presentes e contou que já participou do concurso. “Saio daqui cheia de esperança, porque estive no lugar de vocês e tenho a certeza de que serão ótimos pedestres, ciclistas, passageiros e motoristas”, afirmou.
O prefeito Edinho Silva (PT) parabenizou a organização do Consetrans e sugeriu, juntamente com a parlamentar, a criação de uma exposição para mostrar os projetos. “Vamos estimular esse concurso. Vocês (alunos) tem o poder de conscientizar os adultos no trânsito”, finalizou.
O Major Moreira da Polícia Militar e Sueli Aparecida da Silva Bonfietti (representando a Diretoria Regional de Ensino) também estiveram no evento.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...
Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...
Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...
Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...
A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.