465
Pensando em contribuir na ampliação das políticas públicas aos idosos em Araraquara, a vereadora Juliana Damus (PP) se programou para realizar visitas aos espaços de atendimento à faixa etária. Por isso, na manhã de sexta-feira (20), a parlamentar visitou a sede do Centro de Referência do Idoso (CRIA), acompanhada do prefeito Edinho Silva (PT) e da equipe que compõe a pasta da saúde, a secretária de Saúde Eliana Honain, o gerente de Reabilitação Luiz Arnaldo Garlippe e a gestora da Unidade, Oriomar Carmagnani (Teca).
O espaço, que existe há mais de 20 anos, hoje oferece atendimento a mais de três mil idosos, oriundos da Rede Básica de Saúde, “porém é necessário ampliar esse número”, explica a gestora do CRIA. De acordo com Teca, esse número é dividido em tipos de grupos específicos, que constituem a área de estimulação cognitiva, reabilitação, hidroterapia e hidroginástica, exercícios físicos, convivência, oficina de música, equilíbrio e prevenção de quedas, voluntariado, entre outros.
Para a vereadora Juliana, é importante que sejam ampliados os serviços gratuitos prestados aos idosos, uma vez que o índice dessa população está em 12,5% e deve alcançar os 30% até a metade do século, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
“A nossa população está envelhecendo. Pensar nos idosos é pensar no futuro. Por isso a necessidade de se criar mais espaços como este para atendimentos específicos, onde o idoso vai encontrar atenção e respeito”, frisa.
Segundo ela, “também se faz necessário realizar um trabalho significativo com os familiares dos idosos para que estejam preparados a lidar com situações referentes à idade, uma vez que com o tempo a pessoa volta a ser criança e, por isso, exige maior atenção”.
Mais atendimento
O prefeito Edinho Silva afirmou que fará o possível para que as políticas públicas voltadas aos idosos sejam ampliadas e que espaços como o CRIA e o Centro Dia sejam segmentados, assim como já acontece com as creches para as crianças.
“Vamos buscar meios para aumentar os atendimentos aos idosos e implantar mais espaços; assim como hoje existem as creches paras as crianças, queremos fazer para atender os idosos”, explicou Edinho, que solicitou à secretária da Saúde um levantamento de atendimentos e custos.
O idoso, através de encaminhamento da rede básica, também conta com atendimentos no Centro Dia, localizado no Carmo. Já o CRIA está localizado na rua Itália, nº 1009, entre as avenida Sete de Setembro e Djalma Dutra. O telefone de contato é o 3322-2807.
Com informações da assessoria de gabinete da vereadora Juliana Damus (PP)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...
Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...
Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...
Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...
A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.