Notícias



Vereadores participam de inauguração da Escola Estadual 'Profª Miryan Leopoldina Caramuru de Castro Monteiro'

Nova escola estadual atenderá alunos dos ensinos fundamental e médio; parlamentares marcaram presença em mais uma inauguração da Prefeitura

1261


O presidente da Câmara Municipal Elias Chediek (PMDB), juntamente com os vereadores José Carlos Porsani (PSDB) e Aluisio Braz, o Boi (PMDB), prestigiou a inauguração da Escola Estadual “Profª Miryan Leopoldina Caramuru de Castro Monteiro”, no Jardim dos Oitis, ao lado do São Rafael, na manhã da sexta-feira (23).

 

A filha da homenageada, Leonor, em nome da família, contou a história da professora Miryan e, emocionada, agradeceu a lembrança.

 

Representando o governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado da Educação José Renato Nalini, a diretora de ensino da região de Araraquara Maria José Zacaro parabenizou o trabalho realizado pela administração municipal em parceria com o Governo no Estado. “Precisávamos de uma escola com esse porte na região”, destacou.

 

Ainda segundo a diretora, a escola atenderá inicialmente 600 alunos dos ensinos fundamental (6º ao 9º ano) e médio, nos períodos da manhã e da tarde, e terá professores em regime de dedicação exclusiva. As aulas terão início em 1º de fevereiro de 2017.

 

A secretária municipal de Educação Arary Ferreira exaltou as realizações da administração municipal. “Essa é a terceira escola que inauguramos com a ajuda do Governo do Estado, e investir na educação integral é fundamental para tirarmos as crianças das ruas.”

 

“Mais uma escola inaugurada, mais uma conquista tão importante para melhorar a educação no nosso país. A Dona Miryan sempre teve uma vontade incrível de ensinar e só temos que enaltecer a escolha do nome dessa escola”, afirmou o presidente do Legislativo Elias Chediek.

 

Para o prefeito Marcelo Barbieri, essa foi a maior obra realizada por sua administração. “Foram R$ 5 milhões em parceria com o Estado. Essa escola atende a uma grande necessidade dessa região. Entregamos 500 casas em 2011 e não tínhamos ainda o ensino médio aqui. Iniciaremos com 600 alunos, mas podemos chegar a 1.200. A Dona Miryan foi professora de todos nós, ela nos fazia realmente estudar e nos dedicarmos. Nas décadas de 60 e 70, já tinha uma forma de ensinar que é muito atual. Os alunos que estudarão aqui lembrarão sempre da Dona Miryan.”

 

Também estiveram presentes os secretários municipais André Beraldo (Governo) e Valter Léo Rozato (Obras Públicas e Serviços Públicos), a presidente do Fundo Social de Solidariedade Zi Barbieri e o chefe do Departamento Jurídico da Universidade de Araraquara (Uniara) Dr. Fernando Passos.

 

Sobre a homenageada

Filha de Julião Caramuru e de América Isique Caramuru, nasceu em Araraquara em 6 de outubro de 1920. Estudou no Colégio Progresso, tendo concluído o curso normal em 1940. Iniciou suas atividades didáticas em 1941 no Instituto de Educação Prof. Henrique Morato, em Matão, onde lecionou até 1949. Posteriormente, fez um curso intensivo na Faculdade de Filosofia de São Paulo, ficando habilitada a lecionar Geografia Geral e Geografia do Brasil. Em 1950, foi morar nos EUA, lá permanecendo por um ano, para acompanhar seu marido, o médico Amaury Pinto de Castro Monteiro, com quem teve quatro filhos: Aurélio Julião, Amaury Jr, Leonor e Ricardo. Em 1952, ingressou no Instituto de Educação Estadual Bento de Abreu de Araraquara, atual EEBA. Ficou viúva em 1972, quando assumiu o controle da família. Conseguiu formar todos os seus filhos. Aposentou-se em 1981, mas nunca abandonou a vocação de professora. Dedicou-se a ensinar os netos até o fim de sua vida, em 2012.


Publicado em: 23 de dezembro de 2016

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Críticas a encerramento do ensino integral de escolas e mobilização por reversão marcam Audiência Pública

19 de novembro de 2025

  A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...



Programa ‘Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos’ é aprovado na Câmara

19 de novembro de 2025

Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...



Agenda Cultural – 19/11

19 de novembro de 2025

Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...



Agenda Esportiva – 19/11

19 de novembro de 2025

Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...



USF do Parque das Laranjeiras necessita de reforma emergencial

19 de novembro de 2025

Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...



Vereadores sugerem campanha municipal de conscientização sobre a ludopatia

19 de novembro de 2025

A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!