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O posicionamento na internet e nas redes sociais é fundamental para o êxito na carreira jurídica. A avaliação é do advogado Guilherme Galhardo Antonietto, que ministrou a palestra “Advocacia 360: do Início ao Sucesso” no Plenário da Câmara de Araraquara, na noite desta quarta-feira (29), em evento realizado pela Escola do Legislativo “Dulce Whitaker”.
“Você precisa lembrar as pessoas de que é advogado”, afirmou. “Todas as pessoas que você conhece são clientes potenciais ou podem te indicar para possíveis clientes”, completou. A palestra teve o objetivo de refletir sobre as possibilidades de carreira no direito e os caminhos para o crescimento na advocacia.
Na análise de Galhardo, como o Brasil tem muitos cursos de direito e muitos advogados, é essencial ser visto na internet para angariar clientes e se destacar. “O diploma universitário e a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) são o ponto de partida. O mercado está saturado, mas tem espaço para quem adotar estratégia”, ponderou o palestrante.
Um primeiro passo é o autoconhecimento em relação ao próprio perfil. Uma vez que a formação em direito oferece a possibilidade de seguir carreira tanto via concursos públicos quanto por meio da advocacia, ter em mente as próprias características e pretensões é essencial.
Pessoas que buscam mais garantias e estabilidade tendem a se dar melhor no serviço público, enquanto aqueles mais empreendedores podem se lançar na advocacia – e é justamente para os que almejam a advocacia que, de acordo com Galhardo, os meios digitais podem ser aliados poderosos.
A divulgação de materiais na rede, contudo, deve ser bem pensada e seguir determinadas normas profissionais.
Comportamento nas redes sociais
Inicialmente, deve-se ter constância na produção de conteúdos, aconselha o advogado. Isso significa postar periodicamente a respeito de temas relacionados ao direito – demonstrando domínio do assunto, mas com uso de comunicação simples, clara e objetiva. Escolher temas em alta e utilizar recursos que captem a atenção do público contribuem para o fortalecimento da própria marca profissional e para uma construção de autoridade.
Milhões de estímulos povoam a internet simultaneamente, então as postagens precisam de estratégias para chegar aos usuários certos. Sabe-se que os primeiros segundos de interação definem se a pessoa continuará naquele conteúdo, então um início com impacto é uma das dicas de Galhardo.
Além disso, evitar o uso de linguagem rebuscada (o “juridiquês”), contar histórias e optar por formatos adequados (vídeos curtos ou postagens em carrossel, por exemplo) são outras orientações.
O advogado ressalta que o Código de Ética da profissão estabelece que os conteúdos podem ter cunho informativo e educativo. Por outro lado, não é permitido prometer resultados, divulgar preços ou fazer autopromoção.
Estiveram presentes na palestra os vereadores Michel Kary (PL), vice-presidente da Câmara e presidente da Escola do Legislativo “Dulce Whitaker”, e Coronel Prado (Novo). Estudantes, advogados e interessados também compareceram.
O palestrante
Guilherme Galhardo é advogado, graduado em direito pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, especialista em direito civil pela PUC-MG e mestre em direito pela Uniara. É professor de direito civil, direito imobiliário e processo civil.
Publicado em: 29 de outubro de 2025
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Categoria: Escola do Legislativo
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