Notícias



Audiência Pública discute decretos que tratam de transporte e alimentação escolar

Evento foi uma iniciativa da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, após publicação de medidas que afetam alunos da rede municipal de ensino

9288


As publicações de dois decretos municipais, que regulamentam o transporte e a alimentação escolar em Araraquara, motivaram a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia a organizar uma Audiência Pública realizada na noite de quarta-feira (5), no Plenário da Câmara, para debater os impactos dessas mudanças na vida da comunidade escolar.

Segundo os textos dos documentos, teriam direito ao transporte escolar os alunos que moram a uma distância mínima de 2 km da unidade de ensino em que estão matriculados e ficaria proibido o consumo de alimentação escolar por servidores públicos e demais colaboradores da rede de ensino.

Os debates foram conduzidos pelo presidente da comissão, vereador Guilherme Bianco (PCdoB), que iniciou sua fala pedindo a revogação imediata de ambos os decretos — atualmente suspensos por 60 dias, conforme decisão da Prefeitura. Em seguida, foi a vez da deputada estadual Márcia Lia (PT) defender o cancelamento das medidas.

Na sequência, a deputada estadual Thainara Faria (PT) destacou que as leis municipais podem ser usadas em benefício da população sem desrespeitar as regulamentações federais, apontadas nos decretos em questão. “Nós podemos, sim, legislar concorrentemente à Federação para ampliar a proteção das crianças e dos adolescentes”, disse.

Após a abertura, várias pessoas compartilharam opiniões a respeito dos impactos que essas mudanças poderiam causar em toda a comunidade escolar. Foram registrados depoimentos de pais, mães, vereadores, representantes de associações comunitárias, de partidos políticos e conselheiros tutelares.

Integrante da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, a vereadora Maria Paula (PT) enalteceu a participação da população no processo de suspensão do decreto, mas lembrou que ainda há muito a ser feito. “Eu queria alertar vocês de que a mobilização ainda não acabou. A suspensão é temporária e, embora ontem [terça] o líder do governo, Michel Kary [PL], tenha falado aqui que vai revogar definitivamente ambas as medidas, eles ainda não fizeram isso.”

Para a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Araraquara (Ampara), Michele Neves, a incerteza trazida na questão do transporte já está afetando as crianças atípicas. “Fica um ponto de interrogação: como vai ser para os autistas? A gente fica sem resposta e quer uma solução. Ainda mais para eles, que dependem de rotina e é tudo adaptado.”

“Eu tenho um filho que vai para a escola Altamira [Amorim Mantese, no Selmi Dei]. Ele tem sete anos. Eu, sinceramente, não tenho coragem de deixar o meu filho sozinho a pé para escola. E eu convido o prefeito a fazer essa caminhada para ver se é justo com as crianças”, desabafou Deliana Oliveira dos Santos.

Gustavo Jacobucci, agente educacional e presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar), ressaltou o papel dos educadores no processo de desenvolvimento dos hábitos de alimentação saudáveis nas crianças, o que pode ser prejudicado com a continuidade do decreto. “A gente tem um manual de instrução que ensina o educador a se sentar junto com a criança, com o famoso pratinho pedagógico, e ensinar, pelo exemplo, a criança.”

 

Encaminhamentos

Concluídas todas as participações do público, Bianco encerrou a audiência falando sobre os encaminhamentos que serão dados para as discussões realizadas no Plenário da Casa de Leis. “A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia vai convocar o secretário municipal da Educação para que ele se explique e mostre os estudos que eles realizaram para comprovar o corte do transporte e a redução em 40% da verba da merenda. A gente gostaria muito, como Poder Legislativo e sociedade civil, de ter acesso a esses documentos”, concluiu.

A Audiência Pública ainda contou com a presença das vereadoras Fabi Virgílio (PT) e Filipa Brunelli (PT) e dos vereadores Alcindo Sabino (PT), Aluisio Boi (MDB), Marcão da Saúde (MDB) e Paulo Landim (PT), além de jornalistas da imprensa local.

 

Para ver ou rever

O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara, no canal 17 da Claro/Net, e está disponível, na íntegra, para ser assistido a qualquer momento nos perfis do YouTube e Facebook da Câmara de Araraquara.


Publicado em: 06 de fevereiro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...



Vagas PAT (22/06)

22 de junho de 2026

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 28 oportunidades de emprego disponíveis nesta segunda-feira (22), para diferentes níveis de escolaridade e áreas de atuação. Entre...



Prêmio 2026

22 de junho de 2026

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e da Subsecretaria de Políticas Públicas Étnico-Raciais, está com inscrições abertas, até 5 de julho, pa...



Praça do Campo, no Jardim Iedda, precisa de limpeza, roçada e reparos

22 de junho de 2026

A Praça do Campo, no Jardim Iedda, está com mato alto e erosão próximo ao alambrado, desgaste no solo e aspecto de abandono. Por causa dessa situação, moradores da região procuraram o vereador Cris...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!