466
Na data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, Maria Lúcia de Oliveira Gil, coordenadora regional do grupo Amor Exigente, foi a terceira ganhadora do Prêmio Heleieth Saffioti - Mulher Destaque, em solenidade realizado no Plenário da Câmara Municipal, comandada pelo vereador e presidente da Casa de Leis, João Farias (PRB).
A importância do prêmio, por meio do qual são homenageadas mulheres que tenham se destacado profissionalmente, prestando relevantes trabalhos na área social, valorizando a mulher no contexto da cidadania, foi reafirmado nas palavras de Farias. “Esse prêmio tem como objetivo principal, fazer com que as autoridades desse município não se permitam deixar de tratar o dia 8 de março com a importância que deve ser tratado para o mundo”, ressaltou.
Para Regina Chediek, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, a homenagem para Maria Lúcia, “não é pelo que ela faz hoje, mas, pelo que ela fez e faz toda sua vida”.
O prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) falou sobre a importância do serviço prestado como voluntária. “Você representa todas as mulheres que passaram pelo Amor Exigente e todas as que ainda estão na instituição. Estamos muito orgulhosos com a parceria que a Prefeitura fez com vocês, e você, sendo a responsável, tem o mérito pelo trabalho voluntário que realiza.”
A homenageada, convidada a fazer uso da palavra, falou sobre os desafios que tinha ao assumir a instituição. O primeiro seria chegar antes da droga na vida das pessoas e ter uma sede para realizar os encontros do grupo; já o segundo, conquistado em 11 de maio de 2012, quando foi inaugurado a Associação do Amor-Exigente de Araraquara (Ameara). “O Amor Exigente é como uma sala de parto, onde nasce, todo dia, um ser novo”, ressaltou Maria Lúcia.
Também participaram do evento os vereadores Edna Martins (PV), Gabriela Palombo (PT) e Elias Chediek (PMDB), além de Zi Barbieri, presidente do Fundo Social de Araraquara.
Heleieth Saffiot (1934-2010)
Heleieth Iara Bongiovani Saffioti, nascida em Ibirá, em 4 de janeiro, foi uma socióloga, professora e militante feminista brasileira. Investigou ao longo de sua vida a questão da violência contra a mulher e da associação entre capitalismo e patriarcado. Era casada com o químico Waldemar Saffioti, professor, autor de livros didáticos e vereador em Araraquara. Em 2000, pouco depois da morte do marido, Heleieth decidiu doar à Unesp a chácara do casal, em Araraquara, para que se transformasse em Centro Cultural. O local pertenceu ao tio de Mário de Andrade, que lá escreveu Macunaíma. Morreu aos 76 anos, devido a uma hipertensão arterial sistêmica, sem deixar filhos.
A homenagem
A escolha da homenageada é feita pela maioria das integrantes do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Araraquara, a partir de indicações apresentadas pelos vereadores, entidades, Conselhos Municipais, Organizações e sociedade civil, que tenham compromisso com a luta em defesa dos direitos das mulheres e no combate a violência doméstica.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura para investimentos na área da saúde foi o tema da 17ª Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta segunda-feira (22)....
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...
O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.