988
Em resposta a requerimento do vereador Marchese da Rádio (Patriota), a Prefeitura informou que está contratando empresa para a segurança fixa noturna nos cemitérios públicos de Araraquara — Cemitério São Bento e Cemitério dos Britos.
No Requerimento nº 108, Marchese afirmou que seu gabinete recebeu relatos de violações em túmulos, furtos de placas e de objetos de bronze e alumínio (como argolas e crucifixos), além de vasos e plantas. O parlamentar questionou, então, quantos vigilantes atuam nos cemitérios e qual a razão de não ser adotada a segurança fixa nos locais.
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, por meio da Coordenadoria de Serviços Públicos, respondeu que houve guarda fixa armada nos cemitérios São Bento e dos Britos entre 12 de setembro e 5 de dezembro do ano passado. Porém, o contrato “apresentava algumas limitações” e sua renovação não foi realizada.
O processo licitatório para contratação de empresa substituta está em andamento, de acordo com a Prefeitura. Enquanto isso não é concluído, as rondas estão sendo realizadas pela Guarda Civil Municipal (GCM).
Também em resposta ao requerimento, a Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública confirmou que havia segurança privada fixa no período noturno e, mesmo assim, as rondas foram mantidas tanto durante o dia quanto à noite.
A secretaria informou que mantém patrulhamento, mas que não é possível deixar equipe fixa de guardas municipais nos cemitérios 24 horas por dia “devido à grande demanda de trabalho e ao efetivo pequeno”.
De acordo com a pasta, dois boletins de ocorrência em cemitérios foram registrados em 2022, sendo um de furto/dano ao patrimônio e outro de recaptura de procurado. A Coordenadoria de Serviços Públicos também informou duas ocorrências registradas na primeira quinzena de abril deste ano, sem especificar quais foram.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre o não pagamento devido das obrigações patronais relativas ao Instituto Nacional do Seguro Social...
A inclusão de Araraquara no Ramal Centro Paulista, uma das rotas do Caminho da Fé, foi sugerida pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), em Indicação enviada à Prefeitur...
Museu Ferroviário O Museu Ferroviário “Francisco Aureliano de Araújo” promove, nesta sexta-feira (5), uma noite com feira de artesanato, praça de alimentação e música ao vivo com Fernanda Trouble...
Futebol feminino Pela Copinha Feminina Sub-20, as Guerreirinhas Grenás enfrentam no sábado (6), às 15 horas, o Internacional-RS, no Estádio “Nicolau Alayon”, na capital paulista. As meninas estão...
O acordo também institui o Observatório Brasil Saúde e Apostas Eletrônicas, canal permanente de troca de dados entre as pastas para identificar padrões de vício e articular apoio por meio do Sistem...
Os ministérios da Saúde e da Fazenda anunciaram a criação de uma plataforma de autoexclusão, que entrará em funcionamento na quarta-feira (10). A ferramenta permitirá que apostadores solicitem o bl...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.