Notícias



Estação de Tratamento de Esgotos de Araraquara é fiscalizada

Vereador Rafael de Angeli (PSDB) acredita que população deve pagar por tarifas de esgoto mais reduzidas

1655


Na quarta-feira (12), o vereador Rafael de Angeli (PSDB) protocolou o Requerimento n° 285, demandando informações referentes à Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Araraquara. O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daee) é responsável pela ETE, que iniciou suas operações em outubro de 1999.

 

Segundo o parlamentar, em 2017, o principal problema para a eficiência do tratamento de esgoto era o excesso de lodo nas lagoas de aeração e um sistema de retirada desses sedimentos ainda não foi pensado para a Estação.

 

Angeli argumenta que, em 2015, foi autorizada a abertura de um crédito de R$ 1 milhão, destinado a serviços de drenagem de lodo; assim como, em 2018, foi aprovada abertura de outro crédito, no valor de R$ 1,6 milhão, para a recuperação do sistema de aeração. "Mesmo com os valores desses créditos, a eficiência da ETE não passava de 68% em 2019", aponta.

 

Diante dessas considerações, o vereador quer saber do Executivo qual porcentagem de esgoto está sendo tratada pela ETE e se as lagoas de aeração da ETE estão com 100% de funcionamento.

 

Ele pergunta ainda quantos aeradores e suportes flutuantes a ETE possui atualmente e solicita cópias dos laudos de análises do esgoto lançado no rio, de janeiro de 2021 até o momento, e cópias dos contratos de serviços referentes aos créditos adicionais de 2017 até a presente data.

 

"Considerando que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) informa que, em média, 20% do consumo da água é perdido na rega de jardins, evaporação, consumo de alimentos, entre outros, por qual motivo os munícipes pagam 100% de tarifa de esgoto? É possível uma revisão da taxa de, no mínimo, 20% de redução, como recomendado pela Associação?", questiona.

 

Por fim, o parlamentar busca saber se a usina para separação e queima do lodo está em funcionamento e, em caso positivo, quantos funcionários estão trabalhando no local.

 

“Precisamos garantir que os recursos públicos sejam utilizados de forma eficiente e que a população não pague tarifas injustas. Esperamos que estas informações possam esclarecer toda a situação e possibilitar uma revisão da taxa de esgoto”, afirma Angeli.


Publicado em: 19 de abril de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Secretários convocados pela Câmara serão ouvidos em Sessão Extraordinária nesta quarta-feira (3)

01 de dezembro de 2025

  Dois secretários da Prefeitura estarão na Câmara nesta quarta-feira (3), às 14h30, para prestar esclarecimentos em uma Sessão Extraordinária. Carlos Alberto Ferreira, da pasta de Meio Ambiente,...



Veto do Executivo a emendas propostas ao Plano Plurianual será votado na Câmara nesta terça-feira (2)

01 de dezembro de 2025

A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (2), a 44ª Sessão Ordinária da atual legislatura. A Ordem do Dia conta com dez projetos que deverão ser discutidos e votados. Existe a possibilidade de...



Regularização de débitos

01 de dezembro de 2025

A Procuradoria-Geral de Araraquara publicou um edital de transação destinado à regularização de débitos fiscais inscritos na dívida ativa e ainda não ajuizados. A medida oferece condições facilitad...



Geladeira de vacinas da USF Laranjeiras I precisa de atenção

01 de dezembro de 2025

Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), pede manutenção ou aquisição de uma nova geladeira para a Unidade de Saúde da F...



Apresentação de Coral Natalino

28 de novembro de 2025

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), convida para a apresentação do Coro Encanto Teens e da solista Regina de Lourdes, sob a regência do maestro...



Agenda Cultural – 28/11

28 de novembro de 2025

Música Baile que celebra o estilo Black Charme e que mescla elementos do soul, funk e hip-hop. Discotecagem com DJ Spin e aula com a professora Sabrina Caetano. “Baile Black”, nesta sexta-feira (2...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!