Notícias



Secretaria explica sobre tratamentos da raiva humana

Esclarecimentos são dados ao vereador Marcos Garrido (Patriota)

Publicado por: Foto: Prefeitura de Araraquara

772


A hidrofobia, conhecida como raiva humana, é uma doença viral que compromete o sistema nervoso central (SNC) e pode levar à morte em uma semana, se não diagnosticada e tratada a tempo.

Pensando na importância dessa pauta, o vereador Marcos Garrido (Patriota) protocolou requerimento, solicitando esclarecimentos sobre medidas de profilaxia da raiva humana pós-exposição, disponibilidade de vacinas e outras ações de prevenção. O parlamentar se preocupa, principalmente, com a transmissão por mordidas de morcegos.

Em resposta, a Secretaria Municipal da Saúde informa que o protocolo de Vigilância da Raiva é realizado pela Gerência de Zoonoses e pelo Controle de Fauna Sinantrópica, seguindo os princípios do Ministério da Saúde.

"Realiza-se recolhimento de morcegos suspeitos para exame de Raiva Animal; visita técnica em clínicas veterinárias para informar sobre a obrigatoriedade de notificação de casos suspeitos de raiva; vacinação antirrábica para animais domésticos; e vacinação emergencial de animais contactantes de morcegos", esclarece.

O setor explica que, em caso de mordedura acidental de animais suspeitos, o paciente deve procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível, sendo ela uma Unidade Básica de Saúde ou uma Unidade de Pronto Atendimento.

"O paciente deve ser encaminhado ao Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa), onde passará por consulta médica, e o médico prescreverá a conduta a ser tomada", completa.

O órgão aponta que, em caso de mordedura de animal doméstico, este é acompanhado para o Sesa e analisado; já em caso de mordedura de animal silvestre, o paciente é encaminhado para tratamento com vacina ou soro.

O horário de funcionamento do Sesa é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11 horas e das 13 às 15 horas, independentemente se forem consultas de encaminhamentos ou espontâneas.

Por fim, a Secretaria anexa um documento contendo detalhes sobre a raiva humana e suas formas de tratamento.


Publicado em: 13 de dezembro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documentos apontam necessidade de melhorias estruturais e em equipamentos da USF Maria Luiza

04 de julho de 2025

O presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), protocolou seis indicações, apresentando à Prefeitura a necessidade de realização de melhorias de infraestrutura e acessi...



Creas Girassóis atendeu mais de 300 crianças vítimas de abuso sexual no primeiro semestre deste ano

04 de julho de 2025

Nos últimos seis meses, 308 crianças vítimas de abuso sexual foram atendidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Araraquara. A informação foi obtida a partir de...



Reforma do NGA-3 aguarda adequações em projeto de ventilação

04 de julho de 2025

Não há previsão para finalização das obras na sede do Núcleo de Gestão Ambulatorial “Dr. Francisco Logatti”, o NGA-3, e do Ambulatório Trans. A informação foi dada pela Secretaria Municipal de Obra...



Indicações solicitam profissionais de segurança para escolas e unidades de saúde

04 de julho de 2025

As Indicações 2999 e 2944/2025 pedem que a Prefeitura reforce a segurança em serviços públicos de educação e saúde. A primeira, de autoria do vereador Paulo Landim (PT), solicita guarda para escola...



Programa de zeladoria e manutenção de praças é sugerido para Vila Xavier

04 de julho de 2025

O vereador Michel Kary (PL) encaminhou à Prefeitura uma indicação sugerindo estudos e planejamento para a implementação de um Programa Municipal Emergencial de Zeladoria e Manutenção de Praças da V...



Falta de manutenção em recursos de acessibilidade gera novas Indicações

04 de julho de 2025

Uma rampa de acesso danificada, uma faixa de pedestres com pintura desgastada e a falta de vagas para motocicletas e vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs) motivaram as Indicações nº...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!